ABCB

   Associação Brasileira de Criadores de Búfalos

Fundada em 1960, a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB) congrega hoje 80 associados em todo o território nacional e vem se fortalecendo a cada ano, com o crescimento do mercado de búfalos no País.

O objetivo da entidade é incentivar a bubalinocultura brasileira, defendendo os interesses dos criadores de búfalos e promovendo a união de seus associados nas atividades que tenham como fim o aprimoramento técnico-científico da espécie e o incremento do mercado interno e externo.

O rebanho bubalino hoje no Brasil conta com cerca de 3 milhões de animais, representando 1,4 % do rebanho bovino – hoje com 212 milhões de cabeças. No entanto, o País já concentra o maior rebanho de búfalos do Ocidente, o que mostra um grande potencial de mercado. Atualmente, aproximadamente 30% das criações são destinadas à produção de leite e, nos últimos anos, o rebanho leiteiro tem crescido a uma taxa de 45%.

Para preparar associados e criadores para este crescimento constante do mercado, a ABCB disponibiliza por meio de suas ações, apoio ao criador; união de pecuaristas em núcleos regionais; orientação técnica da produção; auxílio na comercialização; serviço de registros genealógicos, com desconto aos associados efetivos; desenvolvimento das provas zootécnicas; promoção de eventos como feiras, simpósios, palestras, encontros e seminários; cursos diversificados; envio de boletim informativo aos associados com principais assuntos em voga e ainda lista de discussões sobre a bubalinocultura.